O FANTÁSTICO MUNDO DE CHUCK

14.6.06

Somos favoritos, algum problema?

Este texto era para ter sido escrito antes da estréia, mas considero que ainda é oportuno.

A única seleção na qual eu apostava como campeã era a de 1994. Não me pergunte porque, pois já não lembro. Acho que era porque ninguém apostava muito. Apenas sei que sentia que ganharíamos. Em 1998, incomodava-me o favoritismo. E a de 2002 não me convencia.

Mas tudo isso é bobagem de torcedor. E se tem uma bobagem generalizada do brasileiro é essa de se sentir incomodado com o favoritismo.

Presença do atual melhor jogador do mundo. Presença do potencial maior artilheiro das Copas. Composta por jogadores que são estrelas em clubes de destaque no mundo. Comissão técnica campeã. Temida pela sua história. A Seleção Brasileira é a favorita. Talvez, como nunca foi antes.

Isto não é garantia de vitória, mas deve deixar de ser um incômodo. Como não aceitamos menos que a vitória, tendemos a nos sabotar, ou nos preparar para o pior. Talvez isso até seja um mecanismo natural. Mas o que acho importante é aprendermos a afirmar nosso valor. Se perder, acontece. Futebol não é matemática, não há lógica.

Sigamos na Copa. Sofrendo com gols perdidos. Comemorando gols perfeitos (se é gol, é perfeito). Xingando quando for preciso. Que assim seja por mais seis jogos. E que, na final, possamos deixar de ter medo de dizer que somos os melhores.

SOBRE ESTE BLOG:

Um espaço para refletir, reclamar, questionar, entender, conhecer e, principalmente, isopilar.

ARQUIVOS:




[Powered by Blogger]