O FANTÁSTICO MUNDO DE CHUCK

28.4.03

BONECO NO CINEMA (e em casa) – A MÁFIA VOLTA AO DIVÃ – O CASAMENTO GREGO

Você gostou de A Máfia no Divã? Então A Volta ao Divã irá lhe agradar. Particularmente, não fiquei muito empolgado quando assisti ao primeiro filme. É legal, mas eu creio que tinha uma expectativa maior do que o que ele é apresenta. Billy Cristal, em Harry e Sally, e De Niro, em Meeting Parentes, mostraram-se atores capazes de realizar filmes de humor irônico e sofisticado. Sou fã dos filmes de humor besteirol, mas gosto muito do humor mais, digamos, inteligente.

Por essa dupla no elenco, fui esperando muito do primeiro e só achei um filme legalzinho. Pela mesma razão, além da dificuldade geral de se produzir boas continuações, esperava que o segundo fosse uma bomba. Não é. Esta opinião não decorre apenas do meu estado de espírito sem expectativas. O segundo filme é realmente melhor. As piadas estão mais freqüentes e há uma melhor exploração dos caricatos mafiosos. A única parte que deixa um pouco a dever é o final, um tanto quanto sem graça. Mas, de resto, o filme vale para diversão com pipoca.

*********************************

Não assisti a O Casamento Grego no cinema, mas, enquanto estive em Fortaleza, assisti o DVD com minha irmã e umas amigas dela.

Sou chato quando assisto filme. Não gosto que falem. Não gosto que perguntem. E, se eu tiver o controle do filme, pauso e volto sempre que preciso for. O filme em questão conseguiu a façanha de afastar essa chatice. Fui tranqüilamente atender e pagar ao rapaz da Pizza Hut e não me preocupei em perder algumas cenas.

O motivo é simples: o filme é água com açúcar, mas quase falta o açúcar. E a parte que pretende ser engraçada não conseguiu arrancar mais do que alguns sorrisos breves e impacientes. Estava torcendo para que acabasse logo aquela chatice. Só não desiste do filme antes, pois queria ver se, de forma rara, eu concordaria com A Veja. Esta disse que o filme só serve para aqueles casais que estão iniciando um relacionamento. Se seu parceiro ou parceira rir de alguma das enfadonhas piadas, você deve terminar o caso imediatamente.

Não chego a tal opinião extremada. Mas concluo que o filme é um fracasso em tudo que se propõe. Tenta inovar com o “fator cultural grego”, mas não empolga. Tenta fazer piadas inteligentes, mas na emplaca. O romance é a mais pura água. E a parte que seria de humor besteirol é burramente inteligente. Enfim, não recomendo e aguardo as pedras das várias pessoas que já me disseram que gostaram.

SOBRE ESTE BLOG:

Um espaço para refletir, reclamar, questionar, entender, conhecer e, principalmente, isopilar.

ARQUIVOS:




[Powered by Blogger]